Psicologia das cores

O estudo da psicologia das cores busca compreender os significados das cores em diferentes contextos. Entender elas afetam nossas ações e emoções pode ser um grande diferencial no seu design. Neste post você entenderá os principais significados e simbologia das cores.

As cores são carregadas de significados e, como bem colocou Eva Heller no livro “A Psicologia das Cores”, elas afetam nossa razão e emoção.

Entender a simbologia das cores enriquece muito o trabalho de qualquer profissional criativo: primeiro, porque nos ajuda a tomar decisões assertivas em um projeto. 

Por outro lado, fica mais fácil entender quais são os caminhos que não devemos seguir, para não passar a mensagem errada com um design. 

Apesar de ser bem comum vermos por aí explicações simplistas do significado das cores, como “azul transmite confiança, vermelho é paixão”, é importante destacar que o significado de uma cor depende de seu contexto.

De nada adianta escolher uma cor pensando apenas em definição geral sem refletir sobre as cores com as quais ela vai interagir. Se você quer aprender a combinar cores, confira este post sobre a harmonia das cores aqui do blog.

Esta é a primeira parte deste conteúdo sobre a psicologia das cores. Então bora lá:

As treze cores psicológicas

No livro “A psicologia das cores”, que foi minha base para todo este conteúdo, Eva Heller se aprofunda sobre as 13 cores psicológicas. São elas:

  1. Azul
  2. Amarelo
  3. Vermelho
  4. Verde
  5. Laranja
  6. Violeta
  7. Rosa
  8. Marrom
  9. Preto 
  10. Branco
  11. Cinza
  12. Prata
  13. Ouro

O livro A Psicologia das Cores, de Eva Heller, traz aspectos históricos, culturais e simbólicos sobre as 13 cores psicológicas tratadas aqui. Um guia essencial para todo designer!

As cores contam história

As cores fazem parte da história da humanidade em diversos sentidos. Antigamente, quando a fabricação de corantes ainda era limitada, eram símbolo de status social, representado principalmente pelas roupas.

Não vou me aprofundar neste assunto aqui, mas se você quiser conhecer algumas curiosidades interessantes sobre o assunto, preparei esse post aqui.

Significados das cores

Compartilhe este post com quem curte o assunto 🙂

Share on facebook
Share on pinterest
Share on email
Share on whatsapp
Share on telegram